sábado, 2 de junho de 2012

Aventuras de uma marinheira de primeira viagem - parte II

Oi amigas ,
tudo lindo por ai...

Aqui está tudo lindo ...bem nem sei por onde começar hoje , já passei por um turbilhão de emoções ...KKKK...
Deixa eu tentar organizar minhas ideias agora ....

Acordei com aquela vontade de ficar deitada , então resolvi assistir um filme com mozão , Cidade dos anjos ...
Lindo filme , porém com um final muito triste ..quase chorei ...
Depois dei uma enroladinha aqui , pois iam detetizar o prédio e os aptos.Então não tinha muito o que fazer , já que depois teria que dar aquela geral na casinha...
Como não podiamos ficar em casa depois da detetização , fomos dar um pulinho , onde vou lecionar a partir de segunda feira ...

Odisséia parte II...

Gente é aqui que começa meu turbilhão de emoções ...
Primeiro , ninguém conhecia o tal lugar ...
Meu pai, esse lugar existe mesmo...( gente me desculpem , mas ainda não consegui utilizar a pontuação desse meu teclado , eu tenho que configurar o bichim .. por isso não uso as interrogações quando necessário , me desculpem ...)
Nem o GPS conseguia identificar , depois de muitas idas e vindas , cada vez mais distante da civilização ,
resolvemos voltar para a BR e começar da estaca a zero...Paramos em um posto de gasolina e quando perguntamos ao frentista , tinha um senhor abastecendo que morava no local e nos explicou ...Mesmo assim ainda foi dificil chegar ...
Seguindo as explicações que o senhor nos passou e lá fomos nós ...
Nossaaaaaaa!! Quando passei o túnel que ele nos falou me deparei com uma cena chocante, muito triste ...Achei que fosse a escola , ufa!! que susto , ainda bem que não era ...Mas a cena que vou descrever aqui é a pura realidade ...
Um casebre , com algumas pessoas na frente com algumas sacolinhas e alguns carros de luxo parado a porta ...
Tnha mais algumas casinhas ao redor e pessoas distantes.
Quando fui me informar ,percebi que aquelas pessoas estavam ali para receberem doações das pessoas nos carros de luxo ...E vi pães dentro da sacola de um senhora ,que estava com um monte de crianças ...
Gente confesso a vocês que nessa hora chorei ...
E só em pensar que um dia eu queria fazer Srviço social e uma amiga me disse que eu não tinha estomâgo para fazer , hoje eu entendi por que ela me deu esse recado , ela fez e me conhece bem ..Mas essa situação me revolta e muito , como pode um país tão rico com tanta desigualdade , não consigo entender que a pouco menos de 40 Km da capital federal , um lugar que ostenta tanta riqueza , existam pessoas tão pobres assim , é de cortar o coração de qualquer um ...Sempre disse que aqui a pobreza é mais sofrida , dói mais ser pobre aqui ...eu não sou rica , mas diante de tantas coisas que vi hoje me considero a pessoa mais afortunada do mundo ..Obrigado Senhor !!! Mas ainda não desisti de fazer Serviço Social , acho que posso exercer perfeitamente essa função sendo uma educadora ...pois como dizia Paulo Freire, " educação transforma a sociedade ..."
Iamos embrenhando cerrado a dentro , e minha cabeça a mil ...pensei em desistir , meu marido e crianças reclamando e falando um monte de coisas no meu ouvido , estava para ficar louca ...Pensei em voltar na secretaria de educação e falar um monte de coisas com a mocinha que me atendeu , afinal de contas me senti lesada..Expliquei a minha situação a ela ,disse que não dirigia e que precisava ficar em uma escola de fácil acesso ...E até que uma luz surgiu no fim do túnel ..A bendita escola apareceu ...gente estava me sentido n meio do nada ...Ali considero zona rural ...

Dei graças a Deus pois a escola estava aberta para um projeto que eles fazem na comunidade e pude pedir maiores explicações ...e a coordenadora me deu as coordenadas de como chegar ali mais fácil ..Ufa!! do jeito que ela me explicou foi bem simples , mas mesmo assim ainda é distante , vou ter que fazer uma caminhada de 1.500 Km todos os dias ...Até tirar minha carteira ..Mas pensando por outro lado , vai até ser bom .. Caminhar faz bem a saúde..KKKKK!!

Como eu ainda não sei a turma que vou pegar , estou providênciando uma dinâmica para eles ...

Pois ainda tenho que fazer alguns diagnósticos ..Tudo coisa rápida , essa semana já está praticamente perdida , pois quarta é feriado , então o que posso fazer mesmo é conhecê-los melhor e avaliar o cognitivo da turma ..Para então começar a lecionar ...

Gente , me desculpem o tamanho do post hoje , mas não tinha como ser diferente ...Deixo aqui registrado a minha indignação com a educação brasileira , o descaso com os alunos e até mesmo com os professores .Ah! esqueci de comentar , a escola não é a melhor do mundo , nem de longe se parece com a que eu lecionei os meus primeiros anos ..São realidades totalmente diferentes , a minha primeira escola é em uma área nobre , famílias abastardas , conforto , luxo ..enfim!!!Não tem como comparar ...
E agora é uma realidade que até eu desconhecia , mas vou fazer o possível para fazer a diferença naquele lugar ...Quero deixar minha contribuição para um mundo melhor ...
Sei que não vou conseguir mudar o mundo , apesar de sempre achar que poderia , mas naquele local eu sei que posso fazer a diferença pelos meus alunos ...
bjim!!

3 comentários:

  1. Olá Mônica! Lí seu texto com atenção e pude sentir com vc a tristeza... Com certeza vc fará muito neste local mas posso afirmar(e sei que vc já deve ter pensado nisso) que vc tbm aprenderá muito alí com aquelas pessoas, que em muitos momentos esquecidas, têm em sua simplicidade coisas grandiosas a ensinar... beijão minha linda e fique com Deus!!!
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mônica me senti solidária ao seu sentimento de indignação, nossa imagino sua tristeza em ver as pessoas ali pra pegar doações, crianças no meio, eu tbém choraria...
    Te digo que encare essa dificuldade de lecionar numa escola tão longe como um degrau, daqui a pouco quem sabe vc muda e vai mais pra perto da sua casa. E enquanto estiver lá faça como vc falou, "faça a diferença", pense que não é a toa que Deus te colocou ali.
    Se tranquilize e agradeça a Deus por tudo sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi linda

    Primeiro quero te dizer que vi um pedaço deste filme hoje,mas pra mim e uma luta...acho lindoooo,mas e um anjo,dai fico sempre pensando,isto e feio e coisa e tals,mas ultrapassei este limite e resolvi ver o filme até a parte que consigo....pela QUARTA VEZ,fui até a parte em que eles ficam juntos,e pela Quarta vez eu tiro do filme quando ela esta passeando de bicicleta,não aguento saber que ela vai morrer...rsrsrsrs.
    Quanto a Brasilia,eu sou de Goiânia,ai pertinho,mas moro em BH a oito meses,nunca me acostumei com a distância de tudo no DF.Nunca me acostume com a diferença ENORRRRRRRME do nivel social que a gente vê no Brasil,mas na Capital do pais parece ainda mais chocante não e?
    Mas esta de mandarem você para uma escola tão longe me preocupou também,e uma caminhada muito grande,espero que pelo menos seja em ruas asfaltadas e com casas,não seria melhor antes de assumir sua turminha,você ir novamente e tentar uma mudança?,acho que enquanto você não assumir o cargo existe possibilidade de mudar...veja se da.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir